quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campeonato Gaúcho e seus parâmetros

Há anos que venho informando que o Campeonato Gaúcho não é parâmetro para mais nada. Vejamos que em tal campeonato, temos dois clubes campeões mundiais e só. Depois deles, achamos que Juventude e Caxias podem fazer frente junto aos demais times do interior, que montam seus elencos nas vésperas do campeonato iniciar. Vejamos que esses clubes, a sua maioria por falta de verbas e estruturam, acabam fechado ao final do campeonato gaúcho, voltando as atividades somente na véspera do próximo ano. Com o time todo remodelado, com nomes estranhos à própria torcida. Como torcer por esses times? Como criar vínculos? Porque investir o nome da marca desses clubes que tem jogadores que nunca jogaram juntos?
Daí acompanhamos o time reserva do Grêmio passar dificuldades no início do ano para ganhar desses times formados 3 meses antes e o Inter comemorar um título em cima dos mesmos, como se fosse algo de outro planeta. Até quando isso?
Temos que escutar que o Campeonato Gaúcho é preparação, é oportunidade de entrosar o time para o Nacional. Que base é essa? Onde se tem 2 clubes de série A e mais uns 2 ou 3 clubes que lutam para se manter nas séries C e D? É ilusão!
É ilusão o Inter golear o São Luiz de Ijuí em uma das finais e ter que ganhar do Juventude nos pênaltis para ser campeão do turno. É decepcionante que os reservas, ou o time B do Grêmio (dão o nome que quiser) não chegarem ao menos em uma das finais. É vergonhoso a dupla Grenal comemorar um título desses. Com todo respeito aos atletas desses clubes que lutam bravamente no campeonato gaúcho, para terem seus nomes em destaque, mas pela folha salarial, pela estrutura, pelo investimento, pela academia, por todas as regalias que a dupla tem, o time B deveria jogar e ao menos cair fora em um Grenal, como foi no 1º turno.
Daí vejamos a imprensa, em sua maioria, elogiar o time do Inter por ter ganho o campeonato e taxarem como time pronto. Pronto pra que, me pergunto? Para perder para o Bahia? Empatar com a Portuguesa? Comemorar um empate com o campeão baiano?
Até quando isso? Até quando vamos nos contentar com o campeonato gaúcho? Cadê o Inter temido e imbatível da década de 70? Cadê aquele Grêmio copeiro de 81 e 96?


2 comentários:

  1. O blog é bastante interessante mas podia ter menos assuntos'recentes' relacionados ao futebol. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica! Não sou escritor, tenho o blog pra expor minhas ideias e escrevo mais sobre o futebol, pois o mesmo faz parte do meu dia a dia

      Excluir